Varizes na panturrilha

A panturrilha é essencial e tem um papel fundamental na circulação do sangue, sendo a responsável por evitar que o mesmo se acumule nos membros inferiores.

Por isso, quando as panturrilhas estão com os músculos bem fortalecidos, elas contribuem para o bom impulsionamento do fluxo sanguíneo, contribuindo para que o sangue retorne ao coração.

É justamente por esse motivo que as varizes na panturrilha podem ser um sinal de alerta, sendo necessário cuidar bem para evitar problemas futuros.

Então, vamos entender melhor do assunto logo a seguir e como cuidar das varizes na panturrilha.

A função da panturrilha

Conforme já foi explicado, a panturrilha é muito importante para a circulação do sangue. A musculatura dessa região do corpo, ajuda a manter os vasos bem firmes, varilux premium também pode ajudar nisso.

Isso é muito importante, pois é essencial lembrar que quando o sangue é bombeado pelo coração para as pernas, a gravidade ajuda muito com o trabalho.

No entanto, quando o sangue precisa ser bombeado para cima, dos membros inferiores para o coração, ele tem que vender a gravidade e isso pode ser difícil.

É por isso que ter essa musculatura da panturrilha bem desenvolvida pode ajudar muito no bombeamento e favorecer a circulação sanguínea.

Vale lembrar ainda que os vasos sanguíneos possuem válvulas, que funcionam como um mecanismo anti-refluxo. No entanto, quando a musculatura do entorno não tem tonicidade, toda a pressão fica apenas no vaso, sem qualquer suporte, e isso o sobrecarrega.

Assim, podemos dizer que as panturrilhas são grandes aliadas da circulação e é importante cuidar bem delas, assim como de todo o corpo, para evitar problemas futuros.

Fortalecimento das panturrilhas para evitar varizes

As varizes acontecem quando ocorre a dilatação e distorção de um vaso sanguíneo. Isso é muito mais comum quando, como citamos antes, o membro não conta com uma musculatura firme, que o ajude a ter sustentação.

É por esse motivo que as pessoas que têm problemas na panturrilha causados por imobilizações prolongadas, traumas e outros, passam a ficar mais sujeitas ao surgimento das varizes.

Doenças neurológicas que levam à perda dos movimentos e, consequentemente, do tônus muscular, também podem ser um fator de risco para o surgimento do refluxo e das varizes.

O mesmo vale para casos em que há o enfraquecimento muscular de forma natural, podendo ocasionar a trombose venosa profunda, bem como varizes secundárias.

O melhor para evitar varizes na panturrilha é ter um bom nível de atividade física, que ajude a fortalecer a região.

Write a Comment

Close