Regulamento Liga Nordeste 2019

REGULAMENTO LIGA NORDESTE 2019

1.0- A LIGA NORDESTE TEM A ORGANIZAÇÃO DA RPM SPORT CHRONO . O CAMPEONATO DEVE OCORRER ENTRE OS DIAS 12-01-2019 A 31-12- 2019 COM APROXIMADAMENTE 6 A 7 ETAPAS EM LOCAIS A SEREM DEFINIDOS E SUPERVISIONADOS PELA EQUIPE (RPM SPORT CHRONO)

2.0-A PARTICIPAÇÃO E ABERTA PARA TODOS OS PILOTOS AFILIADOS OU NÃO MAS SÓ PONTUA NO CAMPEONATO PILOTOS FILIADOS A CBM – CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE MOTOCICLISMO

3.0-DAS CATEGORIAS:

3.1- O CAMPEONATO SERA DISPUTADO NAS SEGUINTES CATEGORIAS:

3.2-MX1, MX 5 CONVIDADOS, OPEN 35, OPEN 40, 125 A 150cc, 200 A 230cc, MX3, MX4, NAC. PRO, NAC. INTERMEDIÁRIA, TRILHEIRO E MX INTERMEDIÁRIA.

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OBS:OS PILOTOS SÓ PODEM PONTUAR EM 2 CATEGORIAS SENDO 1 NACIONAL E OUTRA ESPECIAL.

3.3-PARA TODAS AS CATEGORIAS CABE A DIREÇÃO DE PROVA A ANALISE DO NÍVEL TÉCNICO DO PILOTO PARA CADA CATEGORIA

3.4-PARA AS CATEGORIAS MX3, MX4,OPEN 35 E OPEN 40 ; SERA ABERTA A TODOS OS PILOTOS COM SUAS DEVIDAS IDADES, SENDO OBRIGATÓRIO NO ATO DA INSCRIÇÃO A APRESENTAÇÃO DE SUA CNH.

3.5- MX5 CONVIDADO, NESTA CATEGORIA OS PILOTOS DEVEM ACIMA DE 45 (QUARENTA E CINCO ) ANOS , COM BAIXO NÍVEL DE PILOTAGEM.

3.6- CATEG. 125 A 150 MOTOS COM MOTOR OHC NÃO SERA PERMITIDO .

4.0-DAS MOTOCICLETAS:

4.1- AS MOTOCICLETAS DEVERÃO ESTA NOS TREINOS E NAS PROVAS EQUIPADAS COM 03 PLACAS (NUNBER PLATE)E COM NÚMEROS GRANDES E LEGIVEIS, SERA VETADO PELA COMISSÃO TÉCNICA DA PROVA , A PARTICIPAÇÃO DE MOTOCICLETA QUE POR FALTA DE SEGURANÇA PONHA A VIDA DE SEU CONDUTOR OU DEMAIS CONCORRENTES EM RISCO

4.2- SERA EXIGIDO ITENS DE SEGURANÇA COMO : MANETES, QUE DEVEM MANTER AS PONTAS ORIGINAIS OU POSSUIR PONTAS DE PROTEÇÃO E AS MANOPLAS QUE DEVERÃO SER MANTIDAS ORIGINAIS DE FORMA A PROTEGER AS PONTAS DO GUIDÃO,AS MOTOCICLETAS NÃO DEVEM TER DESCANSO LATERAL.

OBS: OS INFRATORES FICAM SUJEITO Á DESCLASSIFICAÇÃO DA PROVA.

4.3- OS PILOTOS MENORES DE 18 ANOS DEVERÃO APRESENTAR UM TERMO DE RESPONSABILIDADE, FIRMADO EM CONJUNTO COM O SEU RESPONSÁVEL LEGAL E AUTENTICADO EM CARTÓRIO.

4.4- FICA DEFINIDO QUE CADA PILOTO PODE COMPETIR EM 03 (TRÊS) CATEGORIAS. ASSIM DEFINIDA POR SUA ESCOLHA OU MEDIANTE AUTORIZAÇÃO DA DIREÇÃO DA PROVA .

5.0-DA LINHA DE LARGADA.

5.1- A LINHA DE LARGADA SERÁ COMPOSTA PELO NUMERO MAXIMO DE 20 MOTOS EM CADA CATEGORIA, EXCEDENDO ESSE NUMERO DE PILOTOS INSCRITOS SERÃO DIVIDIDOS PROPORCIONALMENTE EM BATERIAS ELIMINATORIAS DE 05 VOLTAS.

5.2- TODAS AS LARGADAS FALSAS SERÃO INDICADA POR UMA BANDEIRA VERMELHA AGITADA PELO DIRETOR DA PROVA INDICANDO O RETORNO IMEDIATO A ZONA DE ESPERA PARA A REALIZAÇÃO DE UMA NOVA LARGADA, O PILOTO QUE PROVOCAR A LARGADA FALSA (QUEIMAR ) SERÁ JULGADO PELA DIREÇÃO DE PROVA , PODENDO SER ELIMINADO DA MESMA.

6.0- DOS TREINOS LIVRES

6.1- SERÃO REALIZADOS A PARTIR DAS 14:00 HS DO DIA ANTERIOR DA CORRIDA , EM SEÇÕES DE 15 MINUTOS PARA CADA CATEGORIA.

OBS: SERÃO REALIZADOS QUANTAS SESÕES FOREM NESSESÁRIO PARA ATENDER A TODOS OSPILOTOS, DESDE QUE SEJA OBEDECIDO A MESMA ORDEM.

6.2-DURANTE OS TREINOS CADA PILOTO DEVE UTILIZAR SOMENTE A MOTOCICLETA VISTORIADA E APROVADA NA INSPEÇÃO TÉCNICA ,CONFORME A CATEGORIA ESPECIFICADA A ORDEM DE TREINO.

7.0- PARQUE FECHADO

7.1- EM TODA ETAPA DA LIGA NORDESTE DE MOTOCROSS E OBRIGATÓRIO UMA ÁREA DE MINIMA E EXCLUSIVA PARA PARQUE FECHADO COM LIGAÇÃO DIRETA COM A PISTA SEM INTERFERÊNCIA DO PÚBLICO.

7.2- TAMBEM HAVERÁ ÁREA EXCLUSIVA PARA O PIT LINE , ONDE DEVERA FICAR OS MECANICOS E CHEFES DE EQUIPE (01 POR EQUIPE).

7.3- NA ZONA DE ESPERA (PARQUE FECHADO)OS PILOTOS PODERÃO REALIZAR REPAROS NAS MOTOCICLETAS E PERMANECER JUNTAMENTE AO MECÂNICO ATE O MOMENTO QUE ANTECEDE A LARGADA.

7.4- APÓS A VISTORIA E AUTORIZAÇÃO DA DIREÇÃO DE PROVA OS PILOTOS DEVERÃO SE DIRIGIR PARA O GATE DE LARGADA COM SUAS MOTOCICLETAS DESLIGADAS.

A LARGADA SERA DEFINIDA POR ORDEM DE INSCRIÇÃO E NÃO PODERÁ OCORRER MUDANÇAS E NEM ASSISTENCIA AO PILOTO.

7.5- NINGUÉM, EXCETO OS OFICIAS DE PROVA E IMPRENSA SERÁ AUTORIZADO A PERMANECER NO INTERIOR DA ÁREA DE PISTA DURANTE AS CORRIDAS .

8.0-DA PROGRAMAÇÃO

8.1- SABADO AS 14:00 HS A PISTA SÓ SERÁ LIBERADA PARA PILOTOS INSCRITOS E NÃO HAVERÁ DEVOLUÇÃO DE DINHEIRO DE INSCRIÇÃO.

8.2- DOMINGO A PARTIR DAS 08:00 HS ATE AS 10:00HS HAVERA WARM UP, DAS 10:00HS AS 10:30HS NA SEQUENCIA MANUTENÇÃO DE PISTA , A PARTIR DAS 11:00HS CORRIDAS.

9.0-DAS ETAPAS E PROVAS

9.1- AS ETAPAS DA LIGA NORDESTE DE MOTOCROSS PODERÃO SER REALIZADAS EM TODOS ESTADOS DO NORDESTE.

9.2- AS PROVAS ACONTECERÃO DE PREFERÊNCIA DURANTE AS PRINCIPAIS FESTAS OU EVENTO DE CADA CIDADE SEDE COM O INTUITO DE MAIOR INTERAÇÃO , DESENVOLVIMENTO SOCIO ECONÔMICO, CULTURAL E ESPORTIVO PARA OS MUNICÍPIOS DA REGIÃO.

OBS: OS VALORES DESTINADOS A PREMIAÇÃO DA LIGA NORDESTE DE MOTOCROSS NÃO DEVERÃO SER INFERIOR A R$ 10.000,00(DEZ MIL REAIS).

10.0-OS CUSTOS DA REALIZAÇÃO FICAM ESTIPULADOS ATRAVES DE ORÇAMENTO NEGOCIADO COM OS PARCEIROS EMPREENDEDORES ,PATROCINADORES E PODER PUBLICO MUNICIPAL, FORMALIZADO POR MEIO DE CONTRATO CELEBRADO ENTRE OS MESMOS CITADOS ACIMA E ORGANIZADORES DO EVENTO.

11.0- AS PROVAS E TREINO TERÃO SUPERVISÃO E DIREÇÃO DA RPM SPORT CHRONO.

12.0- A LINHA DE LARGADA SERÁ FORMADA POR NO MINIMO DE 6 PILOTOS , NÃO OCORRENDO ESSA QUANTIDADE DE PILOTOS , CABE A DIREÇÃO DE PROVA SEGUIR OU CANCELAR A CATEGORIA

13.0- PARADA DE PROVA

13.1- O DIRETOR DE PROVA TEM O DIREITO , SOB SUA PRÓPRIA INICIATIVA OU RAZÕES URGENTE DE SEGURANÇA POR FORÇA MAIOR , PARALIZAR A PROVA PREMATURAMENTE OU PARTE DELA.

13.2- OCORRENDO A PARALISAÇÃO NA PRIMEIRA METADE DO TEMPO PREVISTO DA PROVA (50%), HAVERÁ UMA NOVA LARGADA COM A PARTICIPAÇÃO DOS PILOTOS QUE AINDA ESTIVEREM EM CONDIÇÕES DE COMPETIR.

14.0- O TEMPO DA PROVA ESTIPULADO PARA CADA CATEGORIA SERÁ A SEGUINTE:

MX1: 20 MIN. +2 VOLTAS

MX INTERMEDIÁRIA 20 MIN.+2VOLTAS

MX5 COVIDADOS: 15MIN. +2 VOLTAS

NACIONAL PRO : 20 MIN. + 2 VOLTAS

OPEM 35: 15 MIN.+2 VOLTAS

OPEM 40: 15MIN. +2VOLTAS

125 A 150: 15+2 VOLTAS

200 A 230: 20 MIN. +2 VOLTAS

MX3: 15MIN. + 2 VOLTAS

MX4: 15 MIN. +2 VOLTAS

NACIONAL INTERMEDIARIA 15MIN.+2 VOLTAS

TRILHEIRO :15 MIN.+2 VOLTAS

15.0-DAS ASSISTÊNCIAS EXTERIOR E INFRAÇÃO NO PERCURSO (CORTE DE PISTA).

15.1- O PILOTO QUE TOMAR ATALHO E NÃO DIMINUIR A VELOCIDADE OU ULTRAPASSAR SOBRE A BANDEIRA AMARELA OU RECEBER ASSISTÊNCIA EXTERIOR , O MESMO SERA PUNIDO ATRAVÉS DE BANDEIRA PRETA DEVENDO SE DIRIGIR IMEDIATAMENTE PARA O PIT LINE E PARAR.

CASO O PILOTO NÃO RESPEITE A PUNIÇÃO ,ALEM DA BANDEIRA PRETA IRA RECEBER PUNIÇÃO ADMINISTRATIVA DA RPM SPORT CHRONO.

16.0- DOS SINAIS OFICIAS:

16.1- OS SINAIS OFICIAIS SERÃO OBSERVADOS ATRAVÉS DE BANDEIRAS QUE TEM O SEGUINTE SIGNIFICADO:

VERMELHA AGITADA:PARADA IMEDIATA , OBRIGATÓRIA A TODOS OS PILOTOS.

VERMELHA FIXA : PERIGO DIRIGIR DEVAGAR.

AZUL: RETARDATÁRIO , PILOTO DEVE PERMITIR ULTRAPASSAGEM.

VERDE : PISTA LIVRE PARA A LARGADA DA BATERIA.

QUADRICULADA : FINAL DA PROVA OU TREINO.

16.2-AS BANDEIRAS SERÃO USADAS POR OFICIAS DE SINALIZAÇÕES SUPLEMENTARES , ESPECIALIZADOS PARA ESTA FUNÇÃO .

17.0- A PONTUAÇÃO SERA INDIVIDUAL E INDEPENDENTE PARA CADA PILOTO , NAS CATEGORIAS VALIDAS PELO CAMPEONATO , O CRITÉRIO DE DESEMPATE SERÁ O MAIOR NUMERO DE VITÓRIAS , SEGUIDO PELA MELHOR COLOCAÇÃO DURANTE A ULTIMA ETAPA.

17.1- OS PONTOS SERÃO ATRIBUIDOS PARA A LIGA NORDESTE DE MOTOCROSS 2019 SERÁ:

1º LUGAR 25 PONTOS | 11º LUGAR 10 PONTOS

2º LUGAR 22 PONTOS | 12º LUGAR 09 PONTOS

3º LUGAR 20 PONTOS | 13º LUGAR 08 PONTOS

4º LUGAR 18 PONTOS | 14º LUGAR 07 PONTOS

5º LUGAR 16 PONTOS | 15º LUGAR 06 PONTOS

6º LUGAR 15PONTOS  | 16º LUGAR 05 PONTOS

7º LUGAR 14 PONTOS | 17º LUGAR 04 PONTOS

8º LUGAR 13 PONTOS  | 18º LUGAR 03PONTOS

9º LUGAR 12 PONTOS | 19º LUGAR 02 PONTOS

10º LUGAR 11 PONTOS |  20º LUGAR 01 PONTO

18.0- DOS PROTESTOS:

18.1- OS PROTESTOS CONTRA PILOTOS , MOTOCICLETAS ,ATITUDES ANTI-DESPORTIVAS E RESULTADOS , SÓ TERÃO VALIDADE SE APRESENTADOS FORMALMENTE ATRAVÉS DE

DOCUMENTO ASSINADOS PELO PILOTO OU CHEFE DE EQUIPES E ENTREGUES AO DIRETOR DE PROVA ATÉ 20 (VINTE) MINUTOS APÓS O TERMINO DA BATERIA QUE O PILOTO TENHA COMPETIDO.

18.2-OS PROTESTOS SÓ PODERA SER APRESENTADO INDIVIDUALMENTE E POR ITEM ACOMPANHADO POR UMA TAXA DE R$ 200,00(DUZENTOS REAIS). EM CASO DE PROCEDÊNCIA DO PROTESTO O VALOR SERÁ DEVOLVIDO AO RECLAMANTE.

18.3- NA IMPROCEDÊNCIA DO PROTESTO A TAXA SERÁ REVERTIDA PARA A RPM SPORT CHRONO.

19.0- A DIRETORIA DA PROVA PODERÁ TOMAR DECISÕES SOBRE INFRAÇÕES E PUNIR DE IMEDIATO O PILOTO EM CONFORMIDADE COM A COMISSÃO DE MOTOCROSS DA SEGUINTE FORMA .

19.1- ADVERTÊNCIA , MULTA DE ATÉ R$400,00 (QUATROCENTOS REAIS) ,PENALIDADES DE TEMPO OU PONTOS E ATÉ EXCLUSÃO DA ETAPA E SUSPENSÃO POR 2 ETAPAS .

20.0- EXIGÊNCIAS DE SEGURANÇA :

20.1- A PRESENÇA NO MINIMO DE 2 AMBULÂNCIAS, PARA QUE EM CASO DE ACIDENTE MAS GRAVE , POSSA O PILOTO PRONTAMENTE SER ATENDIDO PARA REMOÇÃO HOSPITALAR, ESSE ITEM E NESCESSÁRIO EM TREINOS E CORRIDAS.

20.2- O PÚBLICO DEVERA FICAR TOTALMENTE ISOLADO DA AREA DA PISTA POR ALAMBRADOS OU CERCAS , AFIM DE QUE NÃO OCORRA INVASÃO DE PISTA EVITANDO ASSIM ACIDENTES INESPERADOS, FICANDO LIMITADO A ENTRADA DE UM MECÂNICO QUE ESTIVER COMPETINDO NAQUELE MOMENTO DA COMPETIÇÃO.

20.3 DEVERA HAVER DENTRO DA PISTA LOCAL DISPONÍVEL PARA CHEFES DE EQUIPE E MECÂNICOS (PIT LINE), PARA QUE OS MESMOS POSSAM SINALIZA  E DAR ASSISTÊNCIA AO SEUS RESPECTIVOS PILOTOS.

20.4- DEVERA HAVER UM CONTROLE DE VISTORIA DAS MOTOS (PARQUE FECHADO) SENDO PROIBIDO Á PARTICIPAÇÃO DE MOTOCICLETAS COM CHASSIS DE NUMERAÇÃO ADULTERADA OU INELEGÍVEL PARA QUE EVITEM O INCENTIVO DE FRAUDE OU ROUBO DE MOTOCICLETAS.

20.5- OS SINALIZADORES (BANDEIRINHAS )DEVERÃO ESTA APOSTO NAS PARTES DA PISTA EM QUE EXISTA DIFICULDADES DE VISIBILIDADE PARA OS PILOTOS , COMO SALTOS E CURVAS , OS MESMOS DEVERAM ESTA TREINADOS PELO DIRETOS DA PROVA ANTES DA ENTRADA DAS MOTOCICLETAS ; ISSO EM TREINOS E CORRIDAS.

20.6- SERÁ SEMPRE EXIGIDO DO PILOTO EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA , ITENS INDISPENSÁVEIS COMO : CAPACETE , ÓCULOS, LUVAS, BOTAS, CALÇA E CAMISA RESISTENTE.

20.7- CABE AO DIRETOR DA PROVA A EXIGÊNCIA DO CUMPRIMENTO DESSAS NORMAS , SENDO O MESMO RESPONSÁVEL PELO SEUS EFEITOS.

21.0-DA CERIMONIA DE PREMIAÇÃO.

21.1- OS 5(CINCO) PRIMEIROS COLOCADOS DE CADA CORRIDA , DEVERÃO SE DIRIGIR AO PODIUM IMEDIATAMENTE ASSIM QUE FOR CHAMADO PARA AS DEVIDAS PREMIAÇÕES , A FALTA DO MESMO PODE ACARRETAR NA PERDA DA PREMIAÇÃO.

22.0-DAS PREMIAÇÕES.

22.1- PARA OS PILOTOS QUE SOMAREM O MAIOR NUMERO DE PONTOS NA SUA CATEGORIA , SERÃO DECLARADOS CAMPEÕES, SEM DO HOMENAGEADOS E PREMIADOS EM CERIMONIA DE CONFRATERNIZAÇÃO AO FINAL DO CAMPEONATO EM LOCAL E DATA A SER DEFINIDO PELA RPM SPORT CHRONO .

23.0- DOS PATROCINADORES E CERIMONIAL FINAL.

23.1- OS PATROCINADORES DA LIGA NORDESTE DE MOTOCROSS TERÃO EXCLUSIVIDADE NA DIVULGAÇÃO DE SUAS MARCAS NO AMBIENTE DA REALIZAÇÃO DAS ETAPAS COM: BANES, INDAGAÇÕES DA LOCUÇÃO E SITES ESPECIALIZADOS QUE FAÇAM A COBERTURA DO EVENTO.

23.2- A CERIMONIA FINAL DE ENTREGA DE PRÊMIOS , HOMENAGENS E CONFRATERNIZAÇÃO SERÁ ORGANIZADA PELA RPM SPORT CHRONO, EM LOCAL E DATA A SER DEFINIDA COM A POSSIBILIDADE DA PRESENÇA DE AUTORIDADES LOCAIS , REGIONAIS E ESTADUAIS.

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PAULO CRISTIANO SILVA

PRESIDENTE DA RPM SPORT CHRONO

 

FERNANDO ARAUJO

VICE PRESIDENTE RPM SPORT CHRONO

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S2 Sports

Talvan Teixeira | editor

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