Porque varizes causam dor?

As varizes são condições que podem apresentar uma série de sintomas, entre eles, a dor. Por isso, não é incomum que algumas pessoas se queixem muito da sensação de pernas doloridas, mesmo quando a extensão do problema nem é tão grande assim.

Mais do que isso, os sintomas ainda podem ficar mais intensos a noite, visto que ao longo do dia se passa mais tempo com as pernas para baixo, dificultando o fluxo sanguíneo e sobrecarregando mais os vasos.

Por isso que, de uma forma geral, o paciente não apresenta os sintomas pela manhã, mas sim eles vão se manifestando durante o dia, chegando ao auge no período da noite.

Acontece que o paciente fica mais tempo de pé ou sentado, com as pernas para baixo. Assim, ocorre o acúmulo não apenas do sangue, mas também dos mediadores inflamatórios.

Um tratamento natural que ajuda a aliviar as dores é o Varizero creme para varizes, vale a pena conhecer.

O mau funcionamento das válvulas

A principal função das veias é transportar oxigênio para todo o organismo através das veias e voltar com o sangue rico em gás carbônico para o coração.

Nesse caminho, ele passa por órgãos como o pulmão, para eliminar o gás carbônico e enriquecer-se novamente de oxigênio.

O trajeto é longo e durante a ida a gravidade ajuda, facilitando que o sangue chegue até as extremidades do corpo. Na volta, o sangue tem de vencer essa gravidade para subir do pé até o coração e isso não é simples.

Para ajudar com isso, o organismo possui um mecanismo que favorece e facilita esse processo, que são as válvulas das veias. Assim, as válvulas são unidirecionais, possibilitando que o sangue passe apenas em um sentido: a caminho do coração.

Então, a cada bombeada, o sangue avança, passando por essas válvulas e não volta porque em seguida as mesmas já se fecham, impedindo o refluxo.

Acontece que existem alguns fatores que fazem com que essa válvula não funcione corretamente e isso dá origem às varizes, que nada mais são do que veias deformadas nas quais o sangue se acumula.

Por que causa dor?

A presença de varizes predispõem a uma condição chamada flebite, que consiste na inflamação dolorosa desses vasos e é por isso que ocorre a dor.

Quando essa condição se instala nas veias profundas, existe até mesmo a possibilidade que um fragmento se desprenda, desloque-se pela circulação venosa e chegue até o pulmão.

Quando há essa inflamação dolorida, podendo haver ou não o endurecimento da região, a recomendação é procurar um médico o quanto antes para inicial o tratamento e evitar problemas maior

Close