Como captar patrocínios

Patrocínios para eventos e atletas na maioria das vezes são necessários, mas nem sempre tão fáceis de conseguir. Um evento, para que alcance o sucesso desejado, precisa contar com muitas coisas, como local adequado, decoração, bebidas e alimentos, atrações e infraestrutura. E conseguir tudo isso pode envolver uma grande quantia de dinheiro, dependendo do tamanho do evento que você estiver organizando. Por isso, contar com patrocínio é fundamental.

Nesse post de hoje iremos dar 5 dicas mais específicas e essenciais para você seguir neste processo de captar patrocinadores. Vamos lá:

1. Pesquise quais são as empresas que atuam em áreas ligadas ao seu projeto

Faça uma ampla pesquisa de todas as empresas que possuem público alvo similares ao do evento ou modalidade que você prática. Estas serão suas prováveis patrocinadoras. Após listadas, entre em contato com cada uma delas.

Verifique a qual setor você deve se dirigir e se há algum agendamento a ser feito para conversar sobre a possibilidade de uma “parceria”. Saiba que o termo “patrocínio” normalmente não é bem-vindo em uma primeira conversa.

2. Conheça a empresa para a qual você pedirá patrocínio

Quando você for conversar com uma empresa sobre esse assunto, é muito importante conhecer antecipadamente o perfil da empresa, quais são seus produtos ou serviços, quais os objetivos e o público-alvo do negócio. Com base nisso, você poderá montar um projeto que ofereça retornos realmente úteis ao patrocinador e, assim, interessá-lo.

3. Construa um planejamento sério e viável

Ninguém quer investir tempo e recursos em algo incerto. Portanto, para alguém aceitar ser patrocinador, é preciso que tenha certeza da seriedade do projeto e da capacidade que ele tem de alcançar suas metas. Então, dedique tempo e seja bastante profissional na hora de montar sua proposta.

É importante detalhar nitidamente os custos envolvidos e mostrar um calendário bem elaborado de aplicação e retorno dos investimentos. Faça um orçamento detalhado para ajudar. Sobre a temática e a organização do evento em si, quanto mais detalhes você der, mais credibilidade a proposta terá.

4. Preocupe-se com a apresentação da proposta

Não adianta você fazer um ótimo planejamento, sério e viável, se ele não tiver uma apresentação física que capte a atenção do possível patrocinador. A apresentação do seu projeto deve ser clara, pontual, de modo que a pessoa possa ler rapidamente. Slides podem ser utilizados nesse sentido, pois demonstram que você se dedicou à preparação da apresentação. E, se a apresentação da proposta já foi feita com seriedade e profissionalismo, é mais fácil do patrocinador acreditar que o evento será dirigido da mesma forma.

5. Mostre claramente os benefícios que o patrocinador terá

Para o patrocinador, o que mais interessa é saber o que ele ganhará em troca se patrocinar seu projeto. Afinal, essa parceria só funciona se os dois lados tiverem benefícios. Então, explicite tudo o que você pode oferecer ao patrocinador, como: mais visibilidade, aparecimento na mídia, promoção da marca, aumento de vendas, ganho de clientes e divulgação de produtos.

Depois de apresentadas as vantagens do patrocinador, mostre objetivamente como ele pode contribuir com o evento. Deixe claro quais as cotas de patrocínio você disponibilizou. O ideal é que você receba incentivo financeiro, mas isso nem sempre é possível. Portanto, ofereça outras opções de recursos que o patrocinador poderá fornecer, como uma atração relacionada ao evento, impressão de banners ou cartões, presentes de lembrança aos convidados, notícias em veículos de comunicação.

Lembre-se que pedir patrocínio não é pedir favor! Deve ser um negócio com vantagens para os dois lados e, portanto, precisa ser planejado de forma realista, objetiva e muito profissional. Então, utilize nossas dicas, prepare uma proposta eficiente e tenha muito mais chances de sucesso!

É essencial retorno de mídia para seu patrocinador … então tenha uma boa assessoria de imprensa #ficaadica.

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