A importância do Vermífugo Para Nossa Saúde

É bem possível que você não tenha contato frequente com os termos “amarelão” ou “barriga d’água”, não é mesmo?! Sorte a sua, pois esses são problemas que merecem atenção para que sejam corretamente tratados.

A verdade é que esses são apenas alguns nomes populares dados às verminoses, causadas por parasitas intestinais. Por serem mais comuns antigamente, não é nada difícil de entender por que muitas pessoas têm o hábito de tomar vermífugos com frequência para preveni-las.

De fato, existem casos em que a prevenção é a melhor alternativa, afinal, os parasitas podem mesmo trazer um grande prejuízo ao organismo. então, vamos entender um pouco mais sobre o assunto agora.

Antes de seguir eu gostaria de te dizer que se você sofre com alguns tipos de vermes ou algo do tipo, existem produtos naturais que funciona muito bem para combater isso, e o germitox é considero hoje na Itália um dos melhores.

O que é o vermífugo?

Esse é o medicamento utilizado para o tratamento de vermes intestinais, voltando para eliminar o problema. No entanto, na maioria dos casos, ele só deve ser administrado depois que a presença de parasitas ou sintomas for confirmada por uma avaliação médica e não de forma preventiva e regular

Além disso, dependendo do nível de contaminação, podem ser necessárias mais doses do medicamento.

Para quem é indicado o uso de vermífugo

Segundo orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde), o uso periódico de vermífugos é recomendado para aquelas pessoas que vivem em áreas de risco e com maior ocorrência de casos de contaminação por parasitas.

Nesse caso, deve-se considerar crianças com idade entre 0 a 14 anos, bem como trabalhadores que tenham risco por sua ocupação, como mineradores e agricultores.

Nesse caso, considera-se pessoas que moram em zonas com uma incidência acima dos 20% de parasitoses para receber o vermífugo anualmente. Em áreas com uma incidência igual ou superior a 50%, a recomendação é que o uso seja feito a cada 6 meses.

Por que usar vermífugo?

O uso de vermífugos é algo indispensável para a saúde pois as parasitoses podem ocasionar uma série de problemas, inclusive alguns bem sérios, para a vida da pessoa afetada.

Dentre os principais sintomas, podemos citar os seguintes:

  • Náuseas
  • Dores na região abdominal
  • Vômitos
  • Diarreia
  • Falta de apetite
  • Perda de peso mesmo sem mudanças na alimentação
  • Anemia
  • Problemas e síndromes respiratórias
  • Comprometimento cerebral em algumas situações

Por isso mesmo que é tão importante estar em dia com o acompanhamento médico, que é o profissional que pode avaliar a necessidade ou não do uso de medicamentos antiparasitários.

Close